Aprenda um pouco sobre como medir o ROI do marketing de conteúdo para fazer valer o seu negócio. O marketing de conteúdo veio para ficar - é uma estratégia comprovada usada pelas equipes de marketing de maior sucesso do mundo. Apesar disso, provar o valor de seu conteúdo para seus chefes e colegas é uma tarefa totalmente diferente.
Medir o retorno de sua estratégia de conteúdo parece simples. Você provavelmente já tem uma ideia se está funcionando ou não. Mas como você mede o retorno sobre o investimento (ROI) na prática? Aqui estão algumas das melhores maneiras de fazer isso.
Índice
Calculando ROI - Como medir o ROI?
Em termos simples, para calcular o ROI, subtraia o gasto do retorno e, em seguida, divida o retorno pelo valor gasto - neste exemplo, nosso retorno é de R$ 120.000 e nosso gasto é de R$ 60.000:
(R$ 120.000 - R$ 60.000) / R$ 60.000 = 6,00
ROI = valor atual do investimento menos o custo do investimento dividido pelo custo do investimento.
Isso lhe dará um decimal que pode ser expresso como uma porcentagem (neste caso, 100%). Você já sabe disso, mas se for um número positivo, muito bem, sua atividade gerou mais dinheiro do que você gastou. Se for negativo, provavelmente não valeu a pena o esforço.
As estatísticas subjacentes
A fórmula real para o ROI é relativamente simples. Somando quanto você gasta também deve ser simples, desde que você mantenha registros precisos. Some tudo, desde o tempo gasto, salários pagos, taxas de agência, gastos com mídia, custos de design e qualquer outra coisa que você possa pensar para uma reflexão mais precisa.
A parte mais difícil do marketing de conteúdo é calcular o retorno.
Geração de leads
Identificar o retorno é mais fácil para alguns tipos de conteúdo do que para outros. Se o seu conteúdo está atrás de um formulário de geração de leads que exige que os usuários insiram seus dados antes de acessar o arquivo, você está com sorte. Avaliar a quantidade de negócios que gerou é tão simples quanto comparar o valor do lead com os downloads. Pode valer a pena fazer isso com o valor potencial do lead (se ele foi ganho ou perdido) e o valor real das vendas. Dessa forma, você pode provar o valor do seu conteúdo - cabe à equipe de vendas fechar o lead.
Você pode ver esse método em ação com a coleção completa de modelos de criação de conteúdo da Hubspot. Se quiser baixá-los, você deve dizer ao Hubspot quem você é, e pode apostar que eles entrarão em contato depois. Se o seu formulário de geração de leads estiver conectado ao seu banco de dados de clientes - como o da Hubspot estará - então esse processo é ainda mais simples.
Formas alternativas de avaliar o retorno
Para outros tipos de conteúdo, é menos direto. Blogs, vídeos, artigos, postagens de convidados, infográficos, estudos de caso e outras peças de conteúdo contribuirão para as vendas de várias maneiras, sem obter a conversão final. Para encontrar o ROI para eles, você terá que ser mais criativo, pois existem muitos métodos:
- Engajamento Para alguns, a quantidade de engajamento que uma página gera é um bom indicador de seu valor. Um maior número de visualizações de página, tempo no site e uma menor taxa de rejeição são bons indicadores de engajamento. Quanto mais engajados seus usuários estiverem, maior será a probabilidade de eles entrarem em contato ou comprarem de você.
- Desempenho de SEO Seu conteúdo pode ser extremamente valioso para melhorar suas classificações de pesquisa e gerar visitas - e, em última análise, vendas - para seu site. Para calcular o retorno de páginas individuais ou partes de conteúdo, você pode calcular as visualizações de página como uma porcentagem do total de visualizações de página e extrapolar isso para a quantidade total de negócios impulsionada pela pesquisa natural. Isso também pode se aplicar a seções de seu site, por exemplo, seu blog.
- Backlinks Backlinks são importantes para um bom desempenho de SEO. Se os backlinks forem um de seus objetivos, eles podem ser usados para determinar o valor do conteúdo. O número de backlinks é importante, mas a qualidade dos sites com links para você pode ser ainda mais importante.
- Métricas de mídia social O conteúdo é a força vital de uma mídia social de sucesso, portanto, a quantidade de negócios provenientes de links sociais costuma ser um bom indicador de conteúdo de sucesso. Manter o controle de curtidas, compartilhamentos e visualizações de diferentes postagens também é uma boa demonstração do valor de diferentes conteúdos.
Modelos de distribuição para saber como medir o ROI com atribuições do Google Analytics.
Modelos de atribuição no Google Analytics
Existem muitas maneiras de atribuir o valor das vendas feitas aos esforços de marketing que as impulsionaram. É uma jornada complexa, porque os usuários mudam de canal por um período significativo de tempo antes de fazer a compra.
O Google Analytics é uma ótima ferramenta gratuita que é útil ao avaliar o retorno de conteúdo. Sua métrica de valor da página coloca um número financeiro em cada página com base na contribuição que ela faz para as vendas. Quanto maior o número, maior o valor.
A ferramenta também permite que você observe seu desempenho de marketing usando diferentes modelos de atribuição, desde que você tenha configurado o acompanhamento de comércio eletrônico. Existem os modelos padrão: primeiro clique, último clique, redução de tempo e linear. Também existe a opção de criar um modelo personalizado. Vale a pena olhar seu conteúdo usando modelos diferentes para ver como e onde ele contribui, para que você possa otimizá-lo.
Comece simplesmente - Como medir o ROI
Avaliar o retorno do marketing de conteúdo pode ser tão complicado ou simples quanto você quiser. Nosso conselho é começar pequeno e crescer a partir daí. É melhor ter um valor básico que todos entendam e forneça um ponto de partida, em vez de gastar tempo e energia em um valor mais preciso que provavelmente não vale o esforço. Quando estiver confiante, você pode avançar para um valor de ROI que seja preciso e acionável.
Este foi um pouco de como medir o ROI e marketing de conteúdo.
Fonte: https://woocontent.com/