Você sempre precisa de plugins para seu site e eu vou mostrar uma lista de plugins WordPress para backup e migração de dados do seu site. Leve seu backup do WordPress regularmente para que, em caso de desastre ou invasão, você possa retroceder rapidamente.
Alguns dos plugins listados também ajudarão você a migrar o WP de um servidor para outro sem tempo de inatividade. Mas se você utiliza cPanel com acesso root, é interessante pensar na migração entre cPanel.
Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente já mudou de casa pelo menos uma vez na vida. E eu aposto que você concordará comigo quando eu disser que são alguns dias cansativos, para dizer o mínimo.
Para conduzir qualquer coisa de um lugar para outro, você tem que empacotar tudo, colocá-lo no caminhão, conduzi-lo para sua nova casa e, em seguida, inverter todo o processo.
Não seria ótimo se você pudesse simplesmente clicar em um botão e ter alguém para fazer todo esse trabalho de graça?
Bem, você não pode fazer isso na vida real ainda. Porém, você pode fazer isso quando chegar a hora de mudar seu site WordPress para sua nova casa.
Índice
Confira os 7 plugins WordPress de Backup e Migração
Todos os plugins de migração do WordPress nesta lista condensam o processo de migração em apenas alguns cliques. Alguns podem ser melhores apenas para backup e eu vou te mostrar uma lista contendo alguns.
1 - All in One WP Migration
Como o nome diz - migre tudo, incluindo plugins, temas, banco de dados, conteúdo, etc. Durante a exportação, você também pode usar várias descobertas e substituir operações no banco de dados.
O plugin requer a versão 5.2.17 ou superior do PHP. Você não precisa ser um especialista técnico para usar este plugin. A migração do site WP é fácil agora.
All-in-One WP emprega alguns truques interessantes para garantir que funcione em todos os provedores de hospedagem.
Primeiro, exporta e importa dados em trechos de 3 segundos, o que permite ignorar quaisquer restrições colocadas pelo seu host.
Segundo, ele faz algo semelhante com os tamanhos de upload, por isso, mesmo que seu host restrinja os envios a um determinado limite. Portanto, a migração do WP All-in-One ainda poderá migrar seu site.
2 - Backup Guard
Backup Guard é o mais completo plugin WordPress para backup. Oferecemos a maneira mais fácil de fazer backup, restaurar e migrar seu site WordPress. Você pode fazer backup e restaurar seus arquivos do WordPress, banco de dados, ou ambos.
Uma migração de site do WordPress é uma tarefa fácil se executada corretamente. Existem três cenários de migração diferentes:
- Migrar site de um subdiretório de um domínio para o diretório raiz.
- Migrar site de uma instalação local para uma instalação remota.
- Migrar site entre domínios ou hosts.
A versão paga do Backup Guard ajuda você a migrar em todos esses casos da maneira mais suave possível. Você só precisa fazer o backup do seu site e restaurá-lo no novo local. Nenhum trabalho adicional será necessário, porque o lugin lda com todas as alterações para você.
3 - Duplicator
Outro bom plugin WordPress para fazer backup, o Duplicator configura automaticamente tudo em seu novo servidor. Você pode até mudar o seu nome de domínio e ter o Duplicator atualizando todos os URLs. ESte é um plugin que permite migrar seu site sem tempo de inatividade. Ele é confiável e utilizado por mais de um milhão de sites. Também é um dos plugins de migração mais populares.
A versão gratuita do Duplicator é ótima para sites pequenos e médios. Mas se você tiver um site grande, talvez seja necessário comprar a versão Pro porque ela está configurada para lidar com sites especialmente grandes. A versão Pro também adiciona alguns outros recursos úteis, como backups automáticos.
Há apenas uma ressalva - você precisará de um pouco de conhecimento técnico. Se acrônimos como o FTP fazem você tremer de medo - eu ficaria com um dos plugins mais fáceis de usar mais abaixo nesta lista.
Você pode usar o Duplicator para mover seu WordPress de um servidor para outro ou criar uma réplica de teste para solucionar um problema.
4 - VaultPress
VaultPress vem direto da Automattic, a empresa por trás do WordPress. Isso é uma grande vantagem no meu entendimento, porque eu suponho que eles estão mais familiarizados com o WordPress do que os desenvolvedores externos.
O VaultPress faz o backup e protege todas as partes do seu site WordPress. E também faz parte da lista de plugins WordPress para backup que é bem classificado.
Nos modos automático ou manual, você escolhe. Você pode agendar para fazer um backup diariamente. Não há limite para o tamanho do armazenamento. O VaultPress pode ser útil para migrar seu site com uma restauração com um clique.
Desde sua parte de Jetpack, você também desfruta dos seguintes recursos.
- Proteção contra SPAM.
- Monitoramento de tempo de atividade.
- Proteção contra força bruta.
5 - My WP Backup Pro
Um plugin premium da bem-sucedida empresa de temas WP, a MyThemeShop para oferecer controle total sobre o backup do seu site WordPress.
É uma das melhores maneiras de proteger seu site de diferentes situações ruins, como violação de segurança, corrupção de dados e assim por diante.
Você pode escolher o backup em armazenamento externo como o Azure, Rackspace, Google Drive, AWS S3, Dropbox, FTP. Depois que o backup é feito, você pode ser notificado por e-mail, push, slack ou chat. Para quem já conhece os produtos de MyThemeShop sabe o que eu estou falando.
Destaques de My WP Backup Pro
- Configuração mínima e fácil de usar.
- Oferece backups manuais e automáticos.
- Integração WP-CLI.
- Backup de todo o site ou diferencial do último ponto de backup.
Você pode usar o plug-in My WP Backup para restaurar o site também. Isso será útil quando você estiver migrando o host ou quiser recuperar seu site em um ponto anterior.
6 - BackUpWordPress
Com o plugin BackUpWordPress, você pode pegar o seu arquivo inteiro e backup de banco de dados. Você pode levá-lo sob demanda ou agendá-lo. Tudo pronto e seu site rapidamente estará completamente migrado para outro servidor.
BackUpWordPress é plugin é leve e oferece uma opção para excluir determinadas pastas do backup. Não são necessários muitos recursos para que você possa usá-lo em um ambiente de hospedagem compartilhada também. Isso é essencial para sites pequenos e que não precisam de muita sofisticação para a mudança.
7 - BackWPup
O plugin BackWPUp permite que você pode comece com a opção gratuita. É um dos bons plugins WordPress para fazer backup.
Você pode fazer um backup em seu site para um armazenamento externo como FTP, S3 ou Dropbox. O backup criado pelo plugin é salvo em um formato .zip que pode ser usado para restaurar a instalação. O BackWPUp também suporta multisite.
Embora tudo pareça ser perfeito o próprio plugin avisa o seguinte:
A versão gratuita não será suportada tão bem quanto a versão do BackWPup Pro. Com a versão premium, você recebe suporte de primeira classe e mais recursos.
Então se você estiver disposto a pagar e ter esta garantia, faça sua escolha.
Quando eu preciso de Plugins WordPress para Backup e Migração?
Todos os esforços que fazemos para garantir que nossos sites estejam seguros, sempre vale a pena. Podemos contratar um host que tenha backup grátis e também faça migração gratuitamente, quando mudamos para lá. No entanto ter um backup offline pode ser mais seguro. Os plugins WordPress para backup são importante para estas horas, mas há uma alternativa muito recomendada que custa um pouco mais de dinheiro e permitirá mais comodidade. Trata-se da contratação de um novo servidor em outro host, para guardar os backups dos sites.
Esta opção é a que eu mais recomendo, se você tiver um orçamento disponível. Digamos que você está hospedado no host A e seu backup está no host B. Então, se o host A parar tudo que você tem que fazer é trocar o endereço IP no seu provedor de DNS, ou trocar os DNS caso esteja utilizando os seu próprios. Com apenas este pequeno trabalho seus sites estarão funcionando em poucos minutos. Se você estiver usando DNS externo como Cloudflare, os sites estarão online imediatamente no outro host, após trocar o IP na seção Cloudflare.
Palavras finais
Você viu 7 Plugins de backup. Como você pôde ver, os plugins tem alguma semelhança, afinal eles são feitos praticamente para os mesmos propósitos. Eu não posso dizer, quais são os melhores, ou menos recomendável, porque cada projeto tem o seu perfil. a minha dica é: clique no link de cada plugin e acesse a página no WordPress. Lá você pode ler todas as configurações, destaques e benefícios de uma forma mais ampla e chegar a uma conclusão. Eu costumo ir onde a maioria dos usuários vai.