Como Desativar os Blocos de Widgets da Área de Widget no WordPress

Desativar Widgets com Blocos Gutenberg

Antes de tudo, eu quero deixar minha indignação sobre a mudança da área de widgets no painel admin com blocos do Gutenberg. Uma mudança para piorar, a partir das últimas versões do WordPress. Eu queria uma resposta, porque uma burundanga como o Editor Gutenberg permanece ativada no WordPress e ainda o pior aconteceu: os blocos dessa grande estultice já estão nos Widgets da seção de administração no painel WP. Mas neste artigo amargo eu vou lhe mostrar como voltar para a área de widgets padrão, ou anterior.

Eu, sinceramente não entendo porque o WordPress; simplesmente o maior sistema de CMS e com certeza o melhor; continua insistindo em aplicar ferramentas de um editor literalmente apatetado como este, pelo menos para a maioria dos proprietários de sites como eu. Uma crítica acintosa como esta e até com algumas palavras rijas, como se o autor estivesse realmente com muita exasperação, não deveria ser publicada, mas eu estou realmente enfurecido com as mudanças que o WordPress vem fazendo e achando que está melhorando para nós.

Primeiramente eu quero pedir desculpas aos leitores porque eu não acho certo fazer uma crítica assim, mas o WordPress está merecendo, porque o editor Gutenberg é rejeitado por milhões de webmasters e ainda é uma regra tê-lo.

Vejam:

  1. O plugin Classic Editor tem mais de 5 milhões de instalação. Para que serve? Para desabilitar o editor Gutenberg.
  2. O Advanced Editor Tools (antes chamado de: TinyMCE Advanced) tem mais de 2 milhões de instalações ativadas. Também para que webmasters tentem se livrar do tal Gutenberg.
  3. Ah... ainda tem aquele famoso script que você pode adicionar na página functions.php que desabilita o editor rejeitado que deve ter mais do que o plugin Classic Editor instalado.

O script é esse, caso você queira se livrar do Editor Gutenberg, sem ter que instalar um plugin.

add_filter( 'gutenberg_use_widgets_block_editor', '__return_false', 100 );

Eu recomendo que você ainda instale o editor Advanced Editor Tools, porque ele tem mais recursos que o editor clássico.

Por que uma asnice como o Editor Gutenberg Ainda Está Ativada no WordPress?

Eu sei lá!

Pode ser que alguém patrocina isso? Eu não sei...

Só te digo uma coisa: eu só usarei uma coisa tão ruim como essa, se não houver nenhuma alternativa.

Bom, mas vamos ver como desativar os blocos de Widgets do tipo despautério e voltar para a página clássica dos Widgets que tanto amamos.

Como reverter para o widget Antigo em vez dos widgets de Gutenberg?

Eu procurei coisas afins na internet a apenas encontrei um plugin que promete desabilitar os blocos de widgets tipo Gutenberg e voltar para o modelo clássico, trata-se do WordPress Restore and Enable Classic Widgets Plugin. Você pode restaurar e ser feliz que tudo que funcionava direitinho nos widgets do WordPress.

 Apenas uma nota importante sobre o plugin

Se você começar a usar o novo sistema de widgets baseado em bloco, perderá todos os seus blocos de widget ao ativar este plugin.
Não há como voltar atrás, então certifique-se de que é isso que você deseja. Os blocos anteriores não reaparecerão se você mudar de ideia e desativar o plugin.

Obter WordPress Restore and Enable Classic Widgets Plugin

Como Desativar os Blocos de Widgets da Área de Widget no WordPress

Então, não utilize-o, se você não sabe o que está fazendo. Como eu disse antes, ainda não há algo seguro para trabalhar neste sentido, embora eu tenha instalado e os widgets voltaram para o modo clássico. O que eu fiz foi adicioná-los todos novamente para as barras laterais do site e tudo está funcionando.

E se usar estes dois códigos juntos no arquivo functions.php?

remove_theme_support( 'widgets-block-editor' );
add_filter( 'gutenberg_use_widgets_block_editor', '__return_false', 100 );

Isso deve funcionar!

E até o momento que eu criei este artigo não há outra alternativa. Continuarei pesquisando...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *