Se você desabilitou o editor Gutenberg, que automaticamente vem instalado no WordPress, talvez queira remover o CSS block library do seu tema. Gutenberg trouxe coisas que parecem interessantes para melhorar nossa tarefa de edição para outro nível. Porém, algumas pessoas, ou milhares delas, voltaram para o Editor antigo.
Umas das coisa que eu observei sobre Gutenberg, é que o plugin Classic Editor tem alguns milhões de Instalações ativadas. Então, existem pessoas como eu, que só vão usar Gutenberg, quando for obrigatório. Ou então, por questões de compatibilidade com o tema e, ou com o WordPress.
Se você é como eu, você já deve ter notado o arquivo style.min.css (com o ID wp-block-library-css ) aparecendo na seção head do HTML do seu site WordPress.
Se você deseja remover o CSS block library no WordPress
Antes de tudo, note que este é o arquivo que mantém os blocos de Gutenberg como estão em seus posts. Remover este arquivo pode renderizar todos esses blocos parcialmente, ou completamente quebrados.
Como já vem pré-carregado desde o WordPerss 5.0, o Gutenberg conecta esse arquivo automaticamente no cabeçalho do seu tema WordPress.
No caso, se você não estar realmente usando Gutenberg e deseja remover esse arquivo CSS grande de aproximadamente 25 KB, aqui está o código para você adicionar dentro do seu arquivo functions.php e se livrar dele.
function wpassist_remove_block_library_css(){ wp_dequeue_style( 'wp-block-library' ); } add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'wpassist_remove_block_library_css' );
Outro código ainda menor, para remover o arquivo CSS enganchado por Gutenberg
Criado por Rahul Arora do site wpcrux.com ele faz o mesmo efeito.
Basta você adicionar no arquivo functions.php se você não usou o código acima. É apenas uma questão de preferência.
//remove css de gutenberg add_action( 'wp_enqueue_scripts', function() { wp_dequeue_style( 'wp-block-library' ); } );
Existe outra maneira de excluir este CSS da biblioteca?
Sim. Se você não tem afinidades com PHP, pode baixar e instalar o plugin Disable Gutenberg, que promete fazer isso. Com este plugin, é possível desabilitar apenas algumas funções do editor Gutenberg. Eu não vou entrar em detalhes, sobre as configurações do plugin Disable Gutenberg, porque ele é simples de configurar.
Eu reforço, que apenas exclua o link de CSS do block library do seu tema, se você definitivamente não usa o novo editor do Wordpress.
Até este momento não é possível afirmar, se o Editor Clássico vai se compatível com o WordPress no futuro. Possivelmente sim, mas até quando, esta é uma questão indefinida.
Em conclusão, você deve estar ciente de tudo que faz no código do seu tema. Embora isso seja fácil demais.