Um cache é um espaço de armazenamento especial para arquivos temporários que faz com que um dispositivo, navegador ou aplicativo seja executado com mais rapidez e eficiência. Depois de abrir um aplicativo ou site pela primeira vez, um cache oculta arquivos, imagens e outros dados pertinentes no seu dispositivo.
Uma solicitação ao seu servidor é necessária sempre que alguém visita uma página em seu site. O servidor envia esses resultados para o navegador da web do usuário.
No final do usuário, eles veem seu site como o produto final. Seu site está completo com itens como cabeçalhos, menus, imagens, vídeos, conteúdo do blog e tudo mais que torna seu site único.
O servidor precisa processar cada solicitação antes de entregar a página final ao usuário. Dependendo da complexidade do seu site, às vezes isso pode levar um longo tempo.
É aí que o cache entra na equação. Este tipo de armazenamento guarda o conteúdo visualizado recentemente, como uma página da web, para que as solicitações do servidor não sejam tão detalhadas.
Os dados em cache são usados para carregar rapidamente um aplicativo ou site para cada visita subsequente.
Como configurar o cache no meu site?
Há muitas maneiras de criar o cache para seu site, um exemplo bem prático é adicionar os cabeçalhos de cache; cache-control e expires no arquivo .htaccess se você tiver usando um servidor Apache. Outra boa maneira de habilitá-lo em um site é instalando um plugin de cache, se você está usando o CMS WordPress.
O armazenamento em cache significa que menos trabalho é necessário para que as páginas sejam visualizadas em seu site. Como resultado, seu site será carregado muito mais rapidamente.
Por que você precisa de um plugin de cache do WordPress?
Sem um plugin de cache do WordPress, as solicitações de todos os elementos do seu site precisam ser feitas no servidor toda vez que alguém visita o site, mesmo que já tenha visto o conteúdo antes.
Instalando este tipo de plugin irá:
- Acelerar seu site.
- Aumentar a experiência do usuário.
- Reduzir a tensão no seu servidor.
- Melhorar o SEO.
- Diminuir seu TTFB – tempo até o primeiro byte.
Os plugins de cache geram uma página HTML estática do seu site, que será salva no seu servidor. Sempre que alguém visita seu site, o plugin exibirá a versão HTML mais clara, em oposição aos pesados scripts PHP.
Existem muitos plugins de cache por aí que pretendem acelerar o seu site. Como você pode saber qual instalar? Na verdade, é quase impossível determinar qual plugin é o mais rápido. Dependendo do conteúdo do site, o que funciona para um site pode não funcionar tão bem para outro. Com isso dito, existem definitivamente certos plugins de cache que ficam acima do resto. Gastei um tempo para identificar os melhores plugins de cache do WordPress para você considerar.
Problema comum de armazenamento em cache
Se você listar seu html e imagens para serem armazenados em cache por um ano ou outro período longo, lembre-se de que isso pode significar que, se você fizer uma alteração nas suas páginas, elas talvez não sejam vistas por todos os usuários. Isso ocorre porque os usuários procurarão arquivos em cache e não os ativos.
No entanto, se você tiver um arquivo que você ajusta ocasionalmente, por exemplo: um arquivo CSS, poderá solucionar o problema de cache usando a impressão digital de URL. Outra forma de solucionar isso é alterando a versão do arquivo.
Quanto mais você instala plugins, mas lento pode ficar seu site. Portanto, o recomendável é instalar apenas os plugins necessários para trabalhar com as definições do seu projeto.
Nada vai fazer seu site melhorar o tempo de carreamento se você não conduzir as operações de SEO da maneira adequada.