Entenda um pouco mais sobre WordPress sem servidor. O Serverless é um grande tópico e um dos quais estaremos escrevendo mais no futuro. Resumindo, podemos dizer que a computação sem servidor é apenas usar os recursos necessários para cada solicitação de computação individual.
A palavra Serverless talvez não seja a mais afortunada, pois você ainda precisa de um servidor para fazer seu site funcionar. Por outro lado, Static WordPress é muito mais no ponto.
Então a ideia básica de Serverless for WordPress para estática é esta:
Em vez de gerar cada página na hora toda vez que um visitante quiser vê-la, você pode converter todo o seu site WordPress para HTML estático apenas uma vez e depois servir a todos várias vezes.
Isso soa como um plugin de cache, que transforma toda uma página em cache estático, mas não é. Certamente, é algo mais avançado.
Exemplo de WordPress sem servidor
Por exemplo: em vez de ter um aplicativo instalado no servidor pronto para servir dados, há um arquivo de configuração que cria automaticamente micro-instâncias de servidores e executa exatamente o que é necessário para servir os dados.
É o equivalente a usar o um transporte de aplicativo em vez de possuir um carro. É como se os veículos e drivers do aplicativo existissem apenas sob demanda e processassem tudo em microssegundos.
WordPress sem servidor é difícil e saiba porquê. O WordPress em si foi projetado e construído nos anos antes de Serverless era uma ideia válida. O hardware e os sistemas definitivamente não existiam.
Até agora, nunca vi o WordPress sem servidor feito corretamente. Muitas soluções procuram criar versões estáticas do site do WordPress e apenas servem para isso, levando a vários problemas com interações. Por exemplo: como fazer vendas ou deixar comentários. O NorthStack ainda tem seus limites, mas está indo além disso.
WordPress escalonamento elástico
Muitas pessoas inteligentes combinaram o Docker e algum tipo de infraestrutura para dimensionar as necessidades de CPU do WordPress. Isso ainda nos deixa com recursos sempre ativos. Portanto, a CPU base, o armazenamento de imagens e os bancos de dados ainda estão sendo executados em algum tipo de ambiente dedicado.
Depois, há acesso ao gateway, segurança e monitoramento de desempenho. E consequentemente, todo esse material de fundo que você não pensa. Esses recursos ainda precisam ser gerenciados manualmente.
Até mesmo o melhor escalonamento de hospedagem que eu vi até hoje se esforça com o elemento do banco de dados. É realmente difícil escalar bancos de dados do WordPress.
Você pode ir horizontalmente, adicionando mais recursos, mas a arquitetura do WordPress não se presta a isso. Você pode dividi-lo, colocando algumas tabelas em bancos de dados diferentes. No entanto, isso funciona para vários sites, mas não tão bem para grandes instâncias únicas.
Então você pode escalar verticalmente para mais recursos. Mas, por outro lado, há sempre risco na migração de instâncias de banco de dados.
No caso do NorthStack e do WordPress sem servidor, tudo isso é tratado pela tecnologia de escalabilidade automática da Amazon Web Services. Seus novos serviços de banco de dados de escalonamento Aurora são a chave para liberar o potencial do WordPress e do serverless.
Pague como você vai usando e faturando
A NorthStack está transformando a proposta de hospedagem gerenciada do WordPress em sua cabeça. Em vez de dedicar recursos de hardware e faturamento para eles, o serverless permite que tudo fique em um medidor. Pague pelo que você usa.
E isso também vale para o suporte do NorthStack: o acesso ao suporte também será feito em uma base pay as you go, com diferentes camadas e pontos de acesso. É a única coisa que faz sentido.
Para a Performance Foundry, isso apresentará algumas discussões interessantes sobre como faturamos também. Contudo, nossos retentores do WordPress serão uma grande parte disso. Com certeza, o NorthStack não será a melhor solução para todos os nossos clientes. Porém, existem casos de negócios realmente fortes em curso e isso pode ajustar toda uma cadeia de recursos para todos no futuro.