Veja algumas ações necessárias, para você fazer quando alterar seu tema WordPress. Se você usa o WordPress há algum tempo, é provável que tenha mudado de tema algumas vezes. Mas, se esta é a primeira vez que você usa um tema WordPress, isso quer dizer que você escolhe bem seus temas.
Uma das grandes vantagens de usar temas temas WP é que, geralmente, é muito fácil para usuários inexperientes e avançados poderem alternar e gerenciar temas. Leva apenas alguns cliques, mas alterar os temas é um pouco mais do que simplesmente ativar o novo tema.
Quando você pode alterar seu tema WordPress
Antes de escolher um tema para WordPress, verifique se ele está alinhado com o design e a marca de seus sites. Também deve ser um tema fácil de usar.
Você pode usar as informações a seguir para criar uma lista de verificação do que deve fazer antes de decidir alterar o tema do WordPress. Criar uma lista de verificação é essencial para garantir que o processo seja concluído sem problemas. Caso contrário, você poderá perder determinados recursos e elementos que não queria deixar de fora.
Veja o que há neste índice, que você precisa ler sobre fazer alteração do tema WordPress.
- Anote seu tema atual
- Faça backup de seus arquivos
- Não esqueça o rastreamento
- Barras laterais e widgets
- Verifique o feed RSS
- Testar o tempo de carregamento do site
- Compatibilidade com navegadores
- Sugestões de usuários
Anote e guarde seu tema WordPress atual
A maioria dos especialistas em ajuda do WordPress recomenda que faça anotações sobre o tema que você está usando no momento. Aqueles que usam temas WordPress geralmente pesquisam online para encontrar soluções para os problemas que possam ter com o tema.
Essas soluções, no entanto, são encontradas em trechos adicionados manualmente aos temas. Alguns exemplos desses trechos são o functions.php
e outros semelhantes. Essas mudanças geralmente não são lembradas porque foram feitas apenas uma vez e há muito que são esquecidas. Você deve anotar todos os códigos adicionados ao seu tema desde que o instalou, porque você precisará dele mais tarde.
Faça backup de seus arquivos antes de mudar o tema
Talvez o principal item para não esquecer, antes de mudar seu tema WordPress. Se você planeja alterar o tema de seu site, é extremamente importante fazer backup de todo o site. A maioria dos serviços de hospedagem e até mesmo os serviços de hospedagem WordPress baratos no mercado hoje permitem que os usuários executem um backup manual fácil para o seu site.
Outra boa opção é fazer o download dos arquivos via FTP. Esta forma de fazer backup pode ser mais demorada, mas se você usa o cPanel, pode clicar em Backup, depois escolher o diretório home. Ele fará o backup de todos os arquivos, mesmo acima da pasta public_html
. Porém, o arquivo baixado é compactado, diminuindo o tempo de carregamento.
Você também pode usar plugins gratuitos ou pagos que farão backup automaticamente de seus arquivos, conteúdo, banco de dados e temas. Se você tem um site grande, também pode de fazer um backup manual.
Não esqueça o rastreamento
A maioria dos blogueiros usa um tipo de ferramenta de análise como o Google Analytics. Eles geralmente não incluem plugins para códigos de rastreamento. Em vez disso, eles abrem o arquivo footer.php
e fazer as inserções e modificações nos códigos.
Se você deseja que seu tema tenha um lugar para o Google AdSense, é importante copiar e colar todas as faixas do tema antigo para o novo tema. Isso é algo simples e fácil de fazer, mas muitas pessoas esquecem de fazê-lo.
Também, existem plugins para Adsense que você pode gostar.
Barras laterais e widgets
O novo tema que você está instalando deve estar pronto para a instalação de widgets. Alguns dos widgets mais fáceis de instalar são widgets da barra lateral . Essa também é a área mais personalizada em um site WordPress.
Os usuários do WordPress fazem muitas alterações nessa área:
- Adicionando imagens.
- Quando adiciona links.
- Adicionando anúncios.
- Ao adicionar outros widgets.
Se você estiver usando um tema ativado com alguns widgets e alternar para um que não seja compatível a eles, provavelmente perderá todos os seus widgets. No entanto, isso não é um problema se você estiver alternando para outro tema com widgets dos mesmos que no anterior.
Verifique o feed RSS
Feedburner é a ferramenta mais comum usada para feeds RSS no WordPress. O Feedburner pode ser integrado, garantindo que os feeds padrão estejam apontando para o Feedburner.
Existem vários temas do WordPress, como o Tema Padrão, que permitem integrar o feed diretamente das configurações. O feed deve apontar diretamente para o Feedburner ou você terá dois feeds RSS para o seu site.
Testando o tempo de carregamento do site
O tempo de carregamento também é uma questão importante a ser testada ao alterar o tema do WordPress, pois afeta a experiência do usuário e o SEO do seu site. Espera-se que os usuários vejam o conteúdo de um site o mais rápido possível, em até 2 segundos, caso contrário, você poderá perdê-los para os sites dos concorrentes. Atraso no tempo de carregamento pode levar à perda de conversão. Além disso, os mecanismos de pesquisa começaram a baixar sites lentos nos resultados de pesquisa e até a penalizar aqueles que são lentos.
As principais causas de um site lento do WordPress podem ser:
- Configuração ruim do WP
- Tamanho das imagens
- Scripts externos
- Plugins ruins
Hospedagem incorreta
Você deve verificar o tempo de carregamento da página inicial e das páginas internas dos sites e compará-lo com o novo que está instalando. Você quer ter certeza de que ele roda mais rápido depois de alterar o tema dos seus sites. Se houver grandes diferenças, você deve melhorar a velocidade de carregamento.
É muito importante entender quais navegadores seu público está usando e testar seu site em alguns navegadores, pois eles tendem a renderizar informações de maneira diferente, especialmente o Internet Explorer.
Sugestões de usuários
Melhore seu site de acordo com as sugestões dos usuários de como eles acham que o design de seus sites deve ser aprimorado. Você pode usar plugins de enquetes, ou páginas com likes, ou até mesmo comentários e compartilhamento de redes sociais, para ter uma ideia do que os usuários pensam.