O WordPress 5.1 foi lançado hoje e você já pode atualizar. Seguindo o WordPress 5.0, versão que introduziu o novo editor de bloco, 5.1 foca no polimento do código. Em particular, melhorando o desempenho geral do editor. Além disso, esta versão abre o caminho para um WordPress melhor. E do mesmo modo, mais rápido e mais seguro. E também, com mais ferramentas essenciais para administradores e desenvolvedores de sites.
Saúde do Site. O WordPress agora alerta os administradores que executam versões desatualizadas do PHP, que podem ter problemas potenciais de velocidade e segurança. Ele também determina se um plugin requer uma versão do PHP incompatível com seu site e não permitirá a instalação em caso afirmativo.
WordPress 5.1 foi lançado para melhor performance
Melhor desempenho é para o editor, como já dissemos. O foco aqui foi acelerar o editor e fazer a interface geral parecer mais suave e mais responsiva.
Ferramentas de desenvolvimento. Novas ferramentas incluem:
- Metadados Multisite.
- API Cron atualizada.
- Novos processos de criação de JavaScript.
- Outras melhorias diversas.
Para mais informações, incluindo uma lista completa de atualizações e links para baixar novos arquivos, veja a página oficial de instalação e atualização do WordPress 5.1.
Diagnóstico sobre o WordPress 5.1
Com segurança e velocidade em mente, esta versão introduz as ferramentas de Diagnóstico.
Você já sabe, que o WordPress 5.1 começará a mostrar avisos aos administradores do sites que executam versões muito antigas do PHP. Então é bom ficar atento, para erros de log, plugins desatualizados e lentidão. Do mesmo modo é bom atualizar a versão do PHP no seu servidor, para evitar erros inesperados.
Quando instalando novos plugins, as ferramentas de Diagnóstico vão verificar se cada plugin requer uma versão do PHP incompatível com o seu site. Em caso positivo, o WordPress irá impedi a instalação do plugin.
Alegria para os desenvolvedores
Metadados para rede de sites.
Na versão 5.1 foi introduzida uma nova tabela no banco de dados para armazenar metadados associados com sites e permite armazenar qualquer dado relevante no contexto de rede de sites.
API Cron
A API de Cron foi atualizada com novas funções para auxiliar no retorno de dados e inclui novos filtros para modificar o armazenamento do cron.
No entanto, outras mudanças no comportamento afetam a geração de cron em servidores executando FastCGI e PHP-FPM versão 7.0.16 e mais recentes.
Novo processo de build de JS
O WordPress 5.1 apresenta uma nova opção para build de JavaScript. Sobretudo, seguindo a grande reorganização de código iniciada na versão 5.0.
Outras melhorias para desenvolvedores
Diversas melhorias, incluindo atualizações de valores para a constante WP_DEBUG_LOG, nova constante para conjunto de testes no arquivo de configuração.
Novos ganchos para plugins, filtros parawp_unique_post_slug(), WP_User_Query e count_users(),
uma nova função human_readable_duration.
Melhorias na validação dos campos de metadados de taxonomias, limitado o suporte do LIKE para meta keys quando usando WP_Meta_Query
, uma nova mensagem sobre fazendo isso errado quando registrando rotas na API REST de forma incorreta.
Em conclusão, a versão atualizada recém-lançada pode ser baixada com muita facilidade no WordPress.org/Download. Para facilitar a melhor compreensão no topo, está disponível em quase 34 idiomas. O tema WordPress também é um item importante para o bom funcionamento do site.