Nesta postagem vamos ver como usar tags de cabeçalho corretamente para SEO. Como muitas táticas de SEO, não há como negar que as tags de cabeçalho realmente são importantes para as classificações dos sites e certamente uma peça-chave.
Da mesma forma, essas tags ainda desempenham uma função importante, para a leitura do conteúdo, pelos usuários do site.
Eles podem influenciar indiretamente seus rankings, tornando seu conteúdo mais fácil e agradável para os visitantes lerem. E do mesmo modo, fornecendo um contexto rico em palavras-chave sobre seu conteúdo, para os mecanismos de pesquisa.
Se você deseja praticar o SEO de uma forma séria, não pode se dar ao luxo de não otimizar suas tags de cabeçalho. Aqui estão sete práticas recomendadas para tags de cabeçalho para SEO.
Índice
1. Use cabeçalhos para fornecer estrutura
Suas tags de cabeçalho fornecem estrutura e contexto para o seu artigo. Cada cabeçalho deve dar ao leitor uma ideia das informações que eles podem coletar no texto do parágrafo a seguir.
Uma maneira útil de pensar em tags de cabeçalho é comparando-as com um índice de um livro de não ficção:
- Seu H1 apresenta o tópico de sua página, assim como um título informa ao leitor o que é um livro.
- Os H2s são semelhantes aos capítulos de livros, descrevendo os principais tópicos que você abordará nas seções do artigo.
- Os cabeçalhos subsequentes, H3s a H6s, servem como subtítulos adicionais em cada seção, assim como um capítulo do livro pode ser dividido por vários sub-tópicos.
2. Use cabeçalhos para dividir o texto
Um artigo digitalizável é um artigo legível e um artigo legível é aquele com maior probabilidade de ter um bom desempenho nos mecanismos de pesquisa.
A capacidade de digitalização é muito importante para o sucesso de um artigo, porque diz aos usuários e aos mecanismos de pesquisa o que realmente eles querem.
Os dados fazem backup dessas reivindicações. Apenas 16% dos usuários da Internet leem um artigo palavra por palavra. O resto está digitalizando.
As pessoas simplesmente gostam de conteúdo digitalizável. De acordo com a mesma pesquisa, um artigo digitalizável tem 58% mais chances de ter um desempenho melhor com os leitores.
Quando um artigo é digitalizável, os usuários podem realmente ficar lendo, em vez de voltar para o Google. Além disso, eles também terão mais chances de compartilhá-lo com seus amigos.
Embora os sinais sociais não sejam um fator de classificação direta, quanto mais um artigo for compartilhado, maior a probabilidade de obter naturalmente backlinks, que são um fator de classificação.
Embora os cabeçalhos não tenham um impacto tão grande no seu SEO como um backlink de um site oficial, o Google ainda os analisa para reunir contexto para sua página.
Como qualquer coisa que o Google preste atenção, isso significa que vale a pena incluir palavras-chave em suas tags de cabeçalho.
Isso não significa que você deve usar as palavras-chave de calçadeira a todo custo. Seja criterioso, não spam.
Você notará que muitas das tags de cabeçalho neste artigo contêm palavras-chave, mas nem todas.
Sua página deve ser legível em primeiro lugar e incluir naturalmente palavras-chave.
Projete para os usuários e faça ajustes para otimizar para o Google - sem sacrificar a experiência do usuário.
4. Otimizar para trechos em destaque
Um lugar onde tags de cabeçalho não parecem ter um impacto positivo sobre SEO é com trechos em destaque - de duas formas particulares:
- O primeiro é otimizar sua tag de cabeçalho para uma palavra-chave de busca por voz de cauda longa e, em seguida, responder à consulta diretamente abaixo usando o texto nas tags de parágrafo <p>.
- O segundo é usar cabeçalhos menores e subsequentes para delinear diferentes itens da lista. O Google usa esses cabeçalhos para criar suas próprias listas numeradas e com marcadores, com resultados de snippets.
5. Use apenas um cabeçalho H1
O Google disse que não há problema em usar vários cabeçalhos H1.
No entanto, isso não significa que é uma prática recomendada de SEO usar vários títulos H1 em uma página. Isso, porque os H1 são grandes e parecem títulos para os leitores. Use vários H1 na sua página e ela começará a parecer um pouco fora de controle.
Deseja garantir que você não tenha vários H1 persistentes em seu site? Então execute seu domínio por meio de uma ferramenta de rastreamento, como o Screaming Frog.
Alterne para a guia H1 para ver rapidamente se há páginas que faltam totalmente aos H1 ou se há vários H1.
Em seguida, clique no menu suspenso Filtro para exportar os que você deseja corrigir.
Uma boa regra geral para o UX é manter uma experiência consistente para os usuários. Quando um site consegue isso nos mínimos detalhes, é impressionante.
Procure impressionar com tags de cabeçalho consistentes.
Se você optar por usar o formato de maiúscula, mantenha-o em todas as suas páginas e vice-versa, se escolher maiúsculas.
Além disso, mantenha seus títulos no lado mais curto.
Uma tag de cabeçalho não é o lugar para enfatizar um bloco de texto rico em palavras-chave para o Google.
Trate-o como um mini título na seção de texto a seguir.
Para uma boa regra geral, mantenha os cabeçalhos do mesmo tamanho das tags de título (70 caracteres ou menos).
Quanto mais você pode configurar as expectativas dos visitantes do site e atendê-los de forma consistente, mais felizes (e mais engajados) eles ficarão com o site.
7. Torne-os interessantes
Esta regra se aplica a todos os seus direitos autorais, não apenas aos cabeçalhos.
Seu rascunho inicial pode ter cabeçalhos suaves que você usa para criar seu esboço, mas você deve sempre revisá- los e revisá-los antes da publicação para torná-los atraentes para os visitantes.
Sim, suas tags de cabeçalho tornam um artigo visualizável pelos mecanismos de pesquisa. Mas, idealmente, eles não examinam o caminho todo.
Tags de cabeçalho intrigantes incentivam os visitantes a ler e ler um pouco.
Dê especial importância à sua etiqueta H1, em particular. Os usuários percebem os H1s.
Em grande parte, seu H1 pode determinar se os visitantes se incomodam em rolar a página.
Faça o seu melhor para escrever uma tag H1 incrível que atenda às intenções de pesquisa do usuário e deixe-o animado com a leitura do artigo.
Seja uma estrela de SEO. Não ignore nenhuma tarefa, por menor que seja o impacto. Preste atenção em como você usa as tags de cabeçalho. Você não estará desperdiçando seus esforços.