Como escolher o tema ideal do WordPress para seu site: 5 dicas importantes

escolher o tema ideal do WordPress

Muitas pessoas tem dificuldades em escolher o tema ideal do WordPress entre as dezenas de milhares de opções disponíveis. Qual é o melhor tema WordPress para seu site? Com tantas opções, pode parecer um pouco como escolher uma agulha em um palheiro.

A cada dia que passa, recebemos novos temas WordPress gratuitos e premium que atendem a vários sites. Blogs, revistas, portfólios, temas de vídeo e muito mais. Resumindo, os temas do WordPress são muitos e o número continua aumentando. Então, o melhor tema do WordPress é o que cabe no seu projeto.

Existem fatores ou considerações especiais que você deve ter em mente? Algo de que você deve estar sempre ciente?

Claro, isso depende muito de suas necessidades. Se você precisa de um tema de vídeo, não escolherá um tema de forum e assim por diante. No entanto, alguns elementos-chave permanecem os mesmos quando você está se perguntando como escolher um tema WordPress. Este artigo trata deles:

[wpsm_titlebox title="Índice" style="1"][contents h2 h3 h4][/wpsm_titlebox]

Como escolher um tema WordPress

Uma coisa a considerar, antes de tudo, é claro, eu recomendo a escolha um tema Premium, se você tiver orçamento disponível para isso. Um tema Premium já vem com vários recursos que podem dispensar o uso de alguns plugins.

O tema WordPress certo para o seu site depende de fatores como os objetivos do site, seu nível de habilidade e seu orçamento. Faça uma lista dos recursos de que seu site precisa para funcionar da maneira que você deseja. Então siga:

1. Conheça seus requisitos e orçamento

Essa é, obviamente, a primeira preocupação. Você deve estar ciente de seus requisitos e necessidades. Comece descobrindo a natureza do site que você está construindo ou administrando. É um site de vídeo? É um blog simples. Haverá muitas imagens?

Uma vez feito isso, você pode selecionar o tipo de tema WordPress que melhor se adapta às suas necessidades. Existem também preocupações relacionadas ao design. Por exemplo, sites centrados em conteúdo podem ficar melhores com um tema WordPress mínimo, enquanto certos sites requerem algumas animações e outros ajustes relacionados à aparência.

Além disso, seu orçamento também é importante. Antes de descobrir como escolher um tema WordPress, você precisa saber se deseja ou não investir algum dinheiro. Você pode encontrar muitas pessoas dizendo que todos os temas gratuitos são ruins, mas não acredite nesse conselho. Embora eu tenha recomendado temas Premium, você ainda pode querer começar com um tema gratuito. E eu não disse que os temas gratuitos são ruins, eles apenas têm menos recursos e um projeto para crescer precisa de mecanismos.

2. Escolha um tema que suporte plugins populares

Qualquer que seja o tema selecionado, seu site quase certamente precisará de plugins para adicionar todos os recursos que você deseja. Alguns temas vêm com determinados recursos de plugin já instalados. Por exemplo, os temas de comércio eletrônico podem incluir páginas de produtos e recursos de carrinho de compras, mas você vai precisa do WooCommerce.

Certifique-se de que o seu tema seja compatível com os principais plugins do WordPress para coisas como segurança do site, gerenciamento de comentários, cache, SEO e comércio eletrônico. Os plugins populares do WordPress de alta qualidade são atualizados com frequência, por isso é importante que o seu tema seja compatível com a versão mais recente e possa acomodar as atualizações à medida que aparecem.

3. Escolha um tema WordPress que se adapte às suas habilidades

Os temas do WordPress estão disponíveis para usuários de todos os níveis de habilidade, então é importante selecionar um tema que seja apropriado para suas habilidades.

[wpsm_update date="" label="Dica"]O grande problema dos temas Premium é que eles não fornecem periodos de testes grátis. Isso dificulta um pouco, mas você pode observar as DEMOS e verificar o código-fonte se tem muitos links de CSS e JS para arquivos grandes. Se sim, isso significa um inchaço no tema e ele se torna muito pesado.[/wpsm_update]

Se você não é um designer ou desenvolvedor, procure recursos e ferramentas de tema que permitem personalizar e gerenciar seu site sem editar seu código. Uma dessas ferramentas é o construtor de páginas. Compatibilidade com Elementor pode ser melhor.

4. Verifique as avaliações do usuários ou clientes

Como acontece com qualquer compra, os comentários são uma ótima maneira de trazer a sabedoria das multidões para ajudá-lo a tomar a decisão certa. E ao comprar um tema, você não vai querer um que tenha em média 2 ou 3 estrelas. Se você olhar para o mercado THEMEFOREST pode considerar o suporte do vendedor e as questões dos clientes, que são importantíssimas.

Felizmente, é bastante fácil encontrar resenhas para a maioria dos temas do WordPress que você pode estar vendo.

Se você estiver procurando por um tema gratuito no WordPress.org, poderá encontrar classificações na página de listagem de temas. Você também pode clicar no link Ver todos para ver as revisões de texto reais.

5.Teste o tema completamente se possível

Um ótimo lugar para começar testar a eficiência de um tema é instalar o plugin Theme Check que verifica se o seu tema está de acordo com todos os padrões atuais do WordPress. Essa é uma indicação de muitos usuários que eu conheço, mas as minhas recomendações são: Você compra um tema, instala em um domínio de testes, ou no seu próprio domínio se estiver começando com seu projeto. Aí você testas todas as funcionalidades do tema, começando pela importação da DEMO. Se não gostar, solicite o reembolso. Para isso, você deve ler políticas de reembolsos e conversar amigavelmente com o vendedor para resolver quaisquer questões antes de comprar o tema dele.

Quando você terminar de fazer todos os ajustes e carregar todo o seu conteúdo, analise o seu site antes de anunciá-lo para o mundo. Releia todo o seu conteúdo, verifique seu site no celular e certifique-se de que todas as suas imagens carreguem corretamente. Você também deve considerar investir em uma solução de hospedagem que forneça ambientes de teste.

6. Verifique a velocidade do tema

Agora, quando você está procurando por um tema WordPress, uma das coisas essenciais é garantir que ele não desacelere seu blog devido à forma como está codificado.

Alguns temas do WordPress são codificados de forma a permitir que carreguem sem problemas e com o mínimo de solicitações e atrasos. Infelizmente, outros usam designs com muitas imagens e todos os tipos de solicitações de código e script que tornam o seu blog mais lento.

Uma coisa que você pode fazer é testar a demonstração do tema WordPress (quase todos os temas têm isso) em um site como o IsItWP. Ao obter os resultados, você pode examinar todos os detalhes e ver quantos pedidos inválidos, códigos ruins, etc., você pode encontrar.

Às vezes, essas coisas podem ser corrigidas se você encontrar um tema muito bonito, mas às vezes é muito chato e é melhor encontrar um tema bem codificado desde o início.

Nós aqui no Temas Blog gostamos de verificar o código-fonte do tema para ver a quantidade de links para Scripts, Plugins e CSS que o tema necessita para carregar. Outro fator que verificamos é salvar os arquivos JS e CSS no computador para conferir o tamanho deles. Temas com CSS enormes com mais de 200 KB cada, não são bons.

Resumindo a escolha do tema

Por fim, se você ainda está se perguntando como escolher um tema WordPress e ainda se sente inseguro sobre o que pode ou não pode ter:

  • Não pergunte ao Google por ótimos temas do WordPress. Ou, pelo menos, tenha cuidado ao fazer isso. O fato é que você nunca sabe quais fontes de tema são confiáveis ​​e sempre há o risco de obter algum código malicioso junto com o tema. É sempre mais seguro ir a lojas temáticas de renome ou verificar o que está disponível no diretório oficial do WordPress.
  • Se o seu tema não permitir que você personalize ou ajuste os arquivos de código, não o use. Não importa se você precisa personalizar ou editar qualquer código, você deve ter a liberdade de fazê-lo.
  • Se o tema oferecer recursos como SEO ou recursos de segurança, não se preocupe em usá-los. Opte por plugins, eles quase sempre fazem um trabalho melhor neste quesito.
  • Não use um tema que não seja compatível com dispositivos móveis.
  • Não selecione um tema premium que não seja apoiado por um suporte de boa qualidade.

Confira nossas dicas sobre temas para blog de noticias e conteúdo, temas para e-commerce e temas para pequenas empresas.

Espero que estas dicas possam te ajudar na escolha do melhor tema para seu web site. Esta é a nossa intenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *