Nesta postagem estão algumas dicas sobre as 12 tabelas de banco de dados criadas durante a instalação padrão do WordPress. Já ouvi dizer que as versões mais recentes da instalação contém 11 tabelas. A estrutura do banco de dados e o diagrama abaixo foram atualizados pela última vez na versão 5.0.
O único banco de dados suportado pelo WordPress é o MySQL versão 5.0.15 ou superior, ou qualquer versão do MariaDB. Atualmente, uma instalação padrão do WordPress cria as seguintes tabelas:
Índice
As 12 tabelas do banco de dados WordPress
[contents h3]
Como é a estrutura das tabelas do banco de dados WordPress?
Se você observar a estrutura dessas tabelas, poderá entender facilmente onde as diferentes partes do seu site estão armazenadas. A seguir, estão uma breve descrição das tarefas que cada uma delas realiza.
wp_commentmeta
Esta tabela exibe dados extras sobre os comentários deixados em seu site, como qual postagem é o comentário associado, são armazenados aqui. A wp_commentmeta é a primeira tabela no banco de dados WordPress de um novo site, que se verificar no PHPMyAdmin.
É importante observar que, se você estiver verificando o banco de dados de um site antigo, provavelmente haverá mais de 11 tabelas.
Quanto mais tempo você gasta administrando um site, mais informações você adiciona. Como resultado, seu banco de dados se torna maior. Novas tabelas são adicionadas ao banco de dados para dar suporte a determinadas funções em um site.
wp_comments
Como o nome sugere, esta tabela contém seus comentários do WordPress. Ela contém o nome do autor do comentário, url, e-mail, comentário, etc.
Os comentários aprovados e não aprovados deixados em suas postagens e páginas são armazenados nesta tabela. Dados específicos sobre o autor como nome do autor, endereço de e-mail, tipo de comentário também são salvos nesta tabela.
Além disso, é importante observar que se você estiver usando um serviço de comentários de terceiros como o Disqus, os comentários não serão armazenados nesta tabela, eles serão salvos no próprio servidor do sistema de comentários.
wp_links
Para gerenciar blogrolls criados por versões anteriores do WordPress ou do plugin Link Manager. É principalmente para pessoas que estão usando versões mais antigas do WordPress.
wp_options
Esta tabela contém a maioria das configurações do site WordPress, como: URL do site, e-mail do administrador, categoria padrão, postagens por página, formato de hora e muito mais. A tabela de opções também é usada por vários plugins do WordPress para armazenar as configurações do plugin.
Até alguns anos atrás, os blogrolls estavam na moda. Um blogroll é uma lista de links externos que aparecem na barra lateral de um site. Naquela época, o WordPress acreditava que os proprietários de sites escolheriam sabiamente ao vincular a outro site. Mas, em vez disso, os proprietários do site começaram a abusar dos blogrolls e, portanto, o WordPress removeu o recurso.
wp_postmeta
É uma extensão da tabela wp_ posts. Ele armazena informações extras de postagens. Alguns plugins armazenam dados nesta tabela. O plugin de compartilhamento social MashShare armazena contagens de compartilhamento de postagens específicas nesta tabela.
Nota: Em todo o banco de dados, existem muitas tabelas que permitem que o núcleo do WordPress ou um tema ou plugin armazene informações extras.
wp_posts
O nome diz posts, mas na verdade esta tabela contém todos os tipos de post ou devemos dizer tipos de conteúdo. Esta tabela contém todas as suas postagens, páginas, revisões e tipos de postagem personalizadas.
Como os tipos de conteúdo de suas postagens e páginas são armazenados nesta tabela, é sem dúvida a tabela mais importante no banco de dados do WordPress.
wp_termmeta
Esta tabela permite que os desenvolvedores armazenem metadados personalizados para termos em suas taxonomias personalizadas. Por exemplo, o WooCommerce usa a tabela wp_termmeta para armazenar metadados para atributos e categorias de produtos.
wp_terms
O WordPress possui um poderoso sistema de taxonomia que permite organizar seu conteúdo. Os itens de taxonomia individuais são chamados de termos e são armazenados nesta tabela. Por exemplo, suas categorias e tags do WordPress são taxonomias, e cada categoria e, ou tag dentro delas é um termo.
wp_term_relationships
Esta tabela gerencia o relacionamento dos tipos de postagem do WordPress com os termos na tabela wp_terms
. Por exemplo, esta é a tabela que ajuda o WordPress a determinar que a postagem A está na categoria AX.
wp_term_taxonomy
Esta tabela define taxonomias para termos definidos na tabela wp_terms
. Por exemplo, se você tiver um termo WordPress Tutoriais, esta tabela contém os dados que dizem que estão associados a uma taxonomia chamada categoria. Resumindo, esta tabela tem os dados que ajudam o WordPress a diferenciar entre qual termo é uma categoria, qual é uma tag, só para citar um exemplo.
wp_usermeta
O WordPress armazena informações extras sobre usuários na tabela wp_usermeta. Por exemplo, o sobrenome de um usuário é salvo na tabela wp_usermeta em vez da tabela wp_users
wp_users
A tabela wp_users
armazena a lista de todos os usuários registrados do seu site WordPress. Como resultado, ele salva informações básicas como nome de usuário, senhas do WordPress, ID de e-mail, nome de exibição, hora do registro, ou qualquer outro dado fornecido pelo usuário.
12 tabelas resumidas
1 | wp_commentmeta |
2 | wp_comments |
3 | wp_links |
4 | wp_options |
5 | wp_postmeta |
6 | wp_posts |
7 | wp_termmeta |
8 | Wp_terms |
9 | wp_term_relationships |
10 | wp_term_taxonomia |
11 | wp_usermeta |
12 | wp_users |
Banco de dados WordPress para vários sites
Em um multisite do WordPress, existem vários sites na mesma instalação do WordPress. Mas o interessante é que a instalação terá um único banco de dados. Claro, haverá mais tabelas e diferentes tipos de conexões entre elas. Na próxima seção, abordaremos todas as alterações que aparecem em seu banco de dados depois que você moveu seu site único para um multisite.
Imediatamente após configurar o multisite, você notará uma grande diferença na aparência das tabelas do banco de dados. Um banco de dados padrão do WordPress tem 11 tabelas e todas as tabelas estavam armazenando o conteúdo de um único site. Agora que você tem vários sites WordPress (geralmente chamados de subsites), o número de tabelas aumentará.
As tabelas multisite parecem muito diferentes das tabelas presentes em um site WordPress normal. Vamos dar uma olhada nas tabelas criadas em uma rede multisite:
Tabelas multisite do WordPress
- wp_site: A tabela contém informações sobre a rede, como IDs atribuídos a cada subsite, caminho do site, etc.
- wp_sitemeta: Este contém informações extras sobre a rede, como nome do site, e-mail do administrador, ID do usuário administrador, etc.
- wp_blogs: Cada subsite é armazenado nesta tabela. Todas as informações associadas aos subsites, como hora e data em que o blog foi registrado ou atualizado pela última vez, se o blog estiver publicamente visível ou arquivado, etc., são armazenadas aqui.
- wp_blog_versions: A tabela registra a versão do WordPress dos subsites. Para que, quando você estiver atualizando a versão do WordPress, ele saiba quais sites precisam da atualização e quais não.
- wp_signups: a tabela wp_signups armazena informações sobre usuários registrados do multisite. Mas em uma rede multisite, você tem a opção de desabilitar o registro de novos usuários. Se o registro estiver desabilitado, você não verá nenhum dado nesta tabela.
- wp_registration_log: Esta tabela armazena informações do usuário administrador que cria um novo subsite.
Conclusão
O banco de dados é uma parte indispensável de um site WordPress. Ele armazena todas as informações necessárias para executar um site. Para desenvolvedores de plugins ou WordPress, é necessário ter conhecimento de como o banco de dados funciona. Mas acreditamos que qualquer usuário do WordPress deve conhecer o básico do banco de dados, pois é parte integrante de seu site.
Outra coisa importante para você saber é: nunca exclua uma tabela padrão do WordPress, caso isso aconteça, seu site não funcionará corretamente. Se você pretende excluir uma tabela de algum plugin, note que fazer o backup do banco de dados é primordial entes de remover ou editar qualquer tabela.